sexta-feira, março 03, 2006

Últimos incidentes em Siena

Depois de duas semanas alojadas num hotel (graças à bela da promoção), com malas espalhadas pelo quarto, longas caminhadas para tratar de todos os assuntos e mais algum, chegámos à "nossa casinha" - a residência italiana.
O apartamento tem três quartos duplos e um "singola" (acho que já não sei falar português). No primeiro quarto estão as minhas duas companheiras. Na "singola" em frente está um austríaco. No quarto duplo que se segue, um japonês e um francês. Por último, estou eu (sozinha num quarto enorme que poderá vir a acolher muitos portugueses). Como se já não bastasse termos que falar italiano (sim, porque de inglês os italianos percebem pouco, ou nada), temos que tentar treinar o nosso francês e agora sim, o inglês (não vou tentar perceber o japonês lol). Uma mistura de línguas, culturas e costumes. Como diria a Sara, "todos diferentes, todos Eramus".
Apesar de morarmos todos na mesma casa, a vida é muito diferente. As horas de acordar não são coincidentes, as aulas (para quem já as começou) também não têm as mesmas horas e nem todos almoçam/jantam em casa (a cantina é muitas vezes o mais cómodo).
Ainda pouco conhecemos desta nova experiência mas esta planópia de culturas vai certamente ser positivo nesta nossa experiência de Eramus.
Entretanto as aulas já começaram. A língua é bastante compreensível e os professores também parecem ser acessíveis (excepto, talvez, uma versão da "drogadita" que é de Milão e que se veste sempre de preto). Os alunos, entenda-se aqui os italianos (Eramus não é aluno lol), são do mais aplicado que se pode imaginar. Normalmente as salas estão sempre cheias e como não costuma haver lugar, meia hora antes da aula começar lá estão eles sentadinhos de canetinha na mão para se mostrarem extremamente aplicados (estão a ver o trio de conversadoras integradas nestas aulas?lol).
Dos italianos que já conhecemos a simpatia é a palavra que os caracteriza. Um povo alegre com bastante sentido de humor. Siena é, digamos, uma pequena cidade na qual se sentem um pouco presos por não terem tanta diversão quanto gostariam. No entanto, há falta de melhor, há sempre os belos dos jantares caseiros com muito vinho (pena que eu não seja grande apreciadora) e muita alegria.
Foram também estes italianos que quando respondemos "Siamo de Scienze della Comunicazione" nos disseram (acompanhado de um riso matreiro): "Ahhh..Scienze della Colazione", ou seja, Ciências do Pequeno-Almoço. Isto tudo porque na cidade de Siena parece que quem frequenta esta curso tem o hábito de não estudar muito e de ter muito boas notas (não que isso nos afecte muito lol). Quanto melhores notas melhor não é verdade? (passo a redundância).
E pronto, por agora penso que é tudo (pelo menos aquilo que mais me marcou). No próximo (ia escrever prossimo, por isso vejam a confusão de línguas que tenho na cabeça) fim-de-semana vamos a Florença, para mais uma aventura.
E para vocês que me acompanham todo o santo dia, obrigada pela forcinha e pelos momentos tão divertidos. Vai ser tudo inesquecível!

6 comentários:

Anónimo disse...

"Planopia"...sim senhora dona catarina!loool!
Epa, a nossa casa é o melhor da vida..e isto é so o inicio, imaginem mais pa frente quando o pesssoal ja tiver ganho mais confiança...vai ser o demonio (sem mais nem menos)!
Beijosss pa minhas voccs lindas

Deb disse...

sim, reparei na gaffe, mas sobretudo nao percebi pq o 'eramus' e nao 'erasmus', lol.

fogo, q ideia louca essa das nacionalidades todas juntas numa só casa... esses moçoilos devem estar com os olhos (ainda mais) em bico de viver com 3 beldades latinas!LOL

o austríaco so fala frances? nao fala alemao?? :D se quiserem ajuda perguntem! eheheh sim, q eu agora preciso de muita força de vontade, ao sabado acordar as 8h pa ter 3horas e meia daquilo...

mas cm eu n interesso no meio das vossas aventuras, tratem de continuar a escrever e a publicar fotografias (sou mt assídua:D). Agora q vao a Firenze...nem kero imaginar as historias q terão pra contar!

têm de subir à cupula de Santa maria del fiore, sim?? senao n é firenze!lol

BEIJAO C SAUDADES

ARN disse...

Minhas lindas, lembrei-me agora de um brinde novo:
Oh vocês,
Oh vocês,
Oh vocês, oh vocês, oh vocês,
faltam cá as três!!!!
Snif,snif...
Ah, este domingo faço promessa de chefe, agora vou ser chefe a sério!!!!
Bjs e viva o gang (ou a seita, como diz a tua mãe!!!)

Unknown disse...

teh me tas a fazer inveja :\

Unknown disse...

e por akaso tb n percebi a do "eramus" e n "erasmus" :x

Catarina disse...

Lololol a palavra é ERASMUS (enganei me:P) ***