segunda-feira, janeiro 30, 2006

Floco de neve

E de repente, o país cobriu-se de neve. Os carros ficam brancos, as estradas escorregadias, as mãos geladas. O fascínio de umas horas diferentes, em que algo de inesperado nos assalta o pensamento (ou a sua ausência).
A neve cai. Faz frio. Os pés como que encolhem à procura do aconchego. Mas está tudo frio. Não sinto o rosto, os olhos custam a abrir. E quem diria que ia ver neve antes de voar até Itália? E logo o coração aperta. Itália…Itália (oiço-te logo a bater).
E o frio passa cá para dentro. A ânsia mistura-se com a saudade que vou ter (já tenho) de tudo o que se vai passar. De tudo o que vou perder. Não total, mas parcialmente. A vivência. O incógnito.
Neva dentro de mim. E sinto cada floco de neve a derreter, a escorregar pelo meu corpo, a gelar cada bocadinho do meu ser. Não que Itália vá ser “fria”, mas sei que vou estar um bocadinho menos quente. Talvez o calor que mais falta me faz. A certeza.
O sol espreita por detrás das nuvens carregadinhas de frio. Os raios surgem, a pouco e pouco. O gelo derrete. Sinto-o no corpo. O sol aquece o dia. E fico menos gelada. Não totalmente quente. Há-de ser assim em Itália. Quente, mas não totalmente. Fria, mas não completamente. Os raios de sol espreitam. O voo está quase a partir.

5 comentários:

Anónimo disse...

Um novo dia nasceu. Abrimos a janela e constatamos que, a seguir a um dia d neve,de frio..vem sempre um dia de sol, mais quente, em que toda a esperança renasce.
A alma gelada é substituida por uma alma aconchegada, contente, com vontade de experimentar e de sair do seu "ninho".
Do mm modo, acredito que a seguir a estes dias de reflexão, de dúvida face ao que nos espera, surgirão dias de euforia e orgulho, resultantes da boa escolha em que fizemos em partir para o desconhecido. "Il trio" junto para o que der e vier ;)

Não vamos deixar que a nostalgia nos vença!

Deb disse...

O pessimismo em pessoa aqui está para alertar para a beleza de um floco de neve! Porque ele pode cair do céu ou dos olhos, mas será sempre bem-vindo e gratificante. Se não sentisses esse frio gelado dentro de ti, não serias a mesma pessoa nem gostaríamos assim tanto de ti... afinal, que beleza maior do que a de vermos que os nossos sofrem por estarem longe de nós? É perfeitamente legítimo e saudável estares assim. Mas relaxa, que apesar da neve e do frio, a Itália continua a ser um país latino cheio de calor humano para oferecer:).
Força, pequena. Vou ter saudades tuas.

Pires disse...

hum hum, quem diria que ia nevar nas caldas, evora, lx.. etc... foi mt fixe !
Nice text x)
Boa viagem para Itália.

*

Anónimo disse...

Não há dúvida que a seguir à desgraça vem a bonança (ou algo que o valha!). A vida é mesmo assim. Mas o melhor é que, embora te pareça que a desgraça está para vir, não está! Esta viagem vai trazer-te a maior bonança que podemos ter: a experiência. A experiência de viver, de experimentar, de amar, de sentir saudades... Eu sei que custa mas, mais depressa do que esperas vais estar volta para aqueles que tanto vão sentir a tua falta! Eu sei que vou sentir a tua falta... Bacci!*

Anónimo disse...

Olá minha linda!
Sei que estás triste porque vais embora. Sei que o meu calor, apesar de fazer falta, não é aquele que mais te aquece. Mas sei também que, como o meu te aquece também o teu tem em mim o mesmo efeito.
Vais ver que passa num ápice.
Que, da mesma maneira que tens já saudades daqui, também, quando voltares, terás vontade de lá ficar. Só que, como se sabe, todas as decisões são facas de dois gumes.
Tomaste a decisão de embarcar nessa experiência e por isso, aproveita-a bem, para que depois não te arrependas de não a teres vivido como gostarias.
Pensa sempre que todos aqui estaremos sempre contigo...convosco no pensamento. Penso eu. Eu estarei de certeza. E estarei também a sofrer com umas saudades imensas.
Adoro-te demónio
Beijinhos grandes