sexta-feira, janeiro 06, 2006

Sentir

Suspiro ao de leve. Contenho a respiração. Procuro ar.
Ar livre. Ar puro. Ar simples. Ar aconchegante.
Escrevo e parece que não me entendo. Mas quero escrever. Porque preciso.
Talvez haja uma razão para escrever assim sem nada dizer. Mas também não quero falar.
Escrever basta. Já me sinto melhor. E ainda não disse nada.
Confuso?Para mim já não.
Paro para pensar. Esclarecer. Desmistificar algo tão simples.
Vou. Quero. Consigo.
Um ponto final nesta história que não está mais presente em mim.
Finalizar algo que não me vai atormentar. Porque já não atormenta.
Não procurem perceber. Não quero que percebam.
Quero apenas escrever. Escrever sem fim.
Deitar, a pouco e pouco, o que tenho cá dentro.
Aproveitar o que é bom. O resto deito fora.
Já o utilizei. Já não preciso mais.
E se precisar, hei-de ter sempre a minha memória.
Quero "pôr quanto sou no mínimo que faço", como diria F. Pessoa encarnado no seu heterónimo Ricardo Reis.
E como ele escrevia tudo tão claro. Tão nítido. Tão simples. Como o ar que procuro.
E como ele escrevia tudo tão abruptamente. Como se rasgasse os sentimentos. Como se aspirasse ser a brisa, mas só se contentasse em ser o vento. Porque ele escrevia tudo de uma maneira que eu nunca conseguirei escrever.
Mas continuo a escrever. Não quero ser o Pessoa. Mas gostava de, por um dia apenas, conseguir o que ele conseguiu.

Passagem das Horas
"Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que quero.
(...)
Fui educado pela Imaginação,
Viajei pela mão dela sempre,
Amei, odiei, falei, pensei sempre por isso,
E todos os dias têm essa janela por diante,
E todas as horas parecem minhas dessa maneira."
Álvaro de Campos

Porque assim é tudo mais fácil.
Sentir tudo.
E não sentir nada.
Acabei de escrever. Pouso a caneta.
Adormeço.
E sinto tudo.

5 comentários:

Deb disse...

não há nada mais frustrante do que querer escrever para soltar qualquer peso que há em nós, e não conseguir. Nem há nada mais gratificante do que ler um texto escrito por nós e sentir o que sentimos quando o escrevemos, mesmo que para isso seja necessário adivinhar as entrelinhas.
É por isso que adoro escrever, mas fujo dessa árdua tarefa quando me parece que se adivinha a frustração.
Seja o que for que sentes só em ti e que não consegues transparecer por completo neste papel virtual, conta comigo para te ajudar a compreendê-lo. Quero ver-te tranquilamente escalrecida. :)
Adoro-te, a cada dia um pouco mais!

Anónimo disse...

Acho que em cada um de nós há um bocado do génio de Pessoa. Sinto-o em ti, aqui, mesmo quando nem mesmo tu o sentes. Sinto-o em mim, às vezes, quando me sinto assim, como tu! Adoro-te, como diz a deb, cada dia mais...sempre mais...

Parece que as palavras se vão quando penso que vais embora, miúda...
Vou ter tantas SAUDADES...
Beijinho*

Anónimo disse...

Está tão bonito o que escreves-te e isso irrita-me...n csg escrever nd d decente para ti :( Sabes th pensado...em fevereiro vais embora, e acho q é a primeira vez nas nossas vidas (ja ha muitos anos), q n vamos estar uma ao lado d outra para partilhar uma experiência tão importante...e sinto-m triste e invejosa, q n sou eu q vou estar ao teu lado nos momentos bons ou naqueles em q o coração aperta mais...e pronto isto ja nd tem a ver c o lindo texto q escreves-te...singelo e profundo, poucos são capazes sabias? e fico feliz por ver q tu, tt a escrever, cm em mts mais csas d vida, te mostras capaz e determinada!Catarina, vamos estar mt tmp sem nos ver, e isto vai soar a despedida (e cm n gostamos nd disso ... :( ),so te quero dar um conselho: gosta d ti acima d qq csa, e n t esqueças, q por xs render e baixar os braços não é uma derrota...é a vbitória! Beijo meu...ja com muita lamechice à mistura...*stmpamt*

Anónimo disse...

Oi* Antes de mais obrigado pela visita ao meu humilde cantinho de desabafos e rabiscos. Também eu gostei muito deste teu blog e do que escreves. Sobretudo porque me parece sentido e emocional.
Não posso esconder a surpresa também por ter dado de caras contigo através do blog, tanto tempo depois. Recordo-me duma bela tarde no Pq. Nações com djembes e cerveja e recordo também as noites nas Caldas com o pessoal todo junto nos copos e djembezadas. Enfim, vou manter-me atento ao que fazes por aqui.

Um abraço*

Anónimo disse...

Olá!!
;D
tão Bonito curti totil!
>
No silabes poder discrever tal pranto de wordes, esse ferñandu pessoa ser como prato çopa canja de guelinhe c letrikes, usar muitas letrikes... ele abusar nos carroseles dos acidos, gostar mais do albertinho, ser mais trankelmo!
<

Fernando Pessoa, grande Senhor, não tão grande comó zé Mourinho *joke*

..::::::::..

D. Catarina inveja eh um sentimento mto pheiu.. Ai Ai
MAs abelhice é pior!?! será? o que é isso?:|
Tanta Letra Que Deixa ME TontO NAuseado ;O agoniado...
ERRRRRRRRRRRRRR!

bjs*